Compromisso, trabalho em equipe e melhoria contínua são chaves para conquistar excelência em qualidade e satisfação dos clientes. Marcelo Sousa da Silva
Aqui continuaremos discutindo o trabalho dos autores, porém, vamos enfatizar as soluções que eles encontraram para quando se implementa um processo de melhoria de software.
Melhoria do Processo de Software – ou SPI (Software Process Improvement) é um processo altamente clínico, no qual deve-se analisar criteriosamente e adotar constantemente práticas no processo de desenvolvimento que levará uma melhor qualidade no software. Basicamente, um SPI pode também ser dividido em 3 etapas: medir, analisar e modificar – conforme é ilustrado a imagem abaixo.
No artigo de Elfaiz e Raharjo (2021), os autores elencam desafios na adoção do SPI nas empresas, com por exemplo, excesso de trabalho, falta de experiência, turnover do time, falta de comprometimento organizacional e entre outros. A seguir, iremos discutir como solucionar esses problemas, na visão dos autores.
Solução dos Problemas
De acordo com a literatura, essas são algumas soluções de como resolver os problemas na implantação de um SPI:
- Excesso de trabalho: Existem várias ferramentas que podem ser usadas para auxiliar na flexibilidade e planejamento eficaz, como por exemplo o MS Project, Jira, Monday. O uso dessas ferramentas de suporte pode afetar o processo de desenvolvimento de software e reduzir o tempo perdido;
- Falta de comunicação e coordenação: aplicando práticas do Scrum, como planejamento de sprint, reuniões diárias, revisões de sprint e retrospectivas de sprint ajudam a melhorar a comunicação e a coordenação entre as equipes de desenvolvimento;
- Cultura organizacional e política (turnover, falta de comprometimento e falta de experiência do time): a contribuição organizacional precisa ser aplicado para que o SPI funcione com sucesso. É um compromisso com regras de qualidade, visão clara, objetivos e etapas, as empresas precisam se comprometer com prazos e metas, supervisionar as atividades de desenvolvimento, aumentar a participação e o comprometimento de cada colaborador no processo de SPI.
Deixe um comentário