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Soluções para os desafios na implantação de um SPI – Parte 2

Compromisso, trabalho em equipe e melhoria contínua são chaves para conquistar excelência em qualidade e satisfação dos clientes. Marcelo Sousa da Silva

Introdução

No artigo anterior, discutimos o trabalho publicado em 2021 de Elfaiz e Raharjo em que os autores estudam quais são os principais desafios para se implantar um SPI (Software Process Improvement) baseado na literatura científica. Se você ainda não leu, clique aqui para ler e, ao concluir, retorne para este artigo!

Aqui continuaremos discutindo o trabalho dos autores, porém, vamos enfatizar as soluções que eles encontraram para quando se implementa um processo de melhoria de software.

Desenvolvimento

Melhoria do Processo de Software – ou SPI (Software Process Improvement) é um processo altamente clínico, no qual deve-se analisar criteriosamente e adotar constantemente práticas no processo de desenvolvimento que levará uma melhor qualidade no software. Basicamente, um SPI pode também ser dividido em 3 etapas: medir, analisar e modificar – conforme é ilustrado a imagem abaixo.

 

 

Fluxo básico SPI
Fluxo básico SPI
  1. Medir: nesta etapa é colhido métricas que servirão como objetivos na implantação do SPI;
  2. Analisar: envolve a avaliação do processo atual e a identificação de pontos fracos e gargalos do processo. Os modelos de processo que descrevem o processo geralmente são desenvolvidos durante o estágio de análise;
  3. Modificar: As mudanças no processo que foram identificadas durante a análise são introduzidas.

No artigo de Elfaiz e Raharjo (2021), os autores elencam desafios na adoção do SPI nas empresas, com por exemplo, excesso de trabalho, falta de experiência, turnover do time, falta de comprometimento organizacional e entre outros. A seguir, iremos discutir como solucionar esses problemas, na visão dos autores.

Solução dos Problemas

De acordo com a literatura, essas são algumas soluções de como resolver os problemas na implantação de um SPI:

  • Excesso de trabalho: Existem várias ferramentas que podem ser usadas para auxiliar na flexibilidade e planejamento eficaz, como por exemplo o MS Project, Jira, Monday. O uso dessas ferramentas de suporte pode afetar o processo de desenvolvimento de software e reduzir o tempo perdido;
  • Falta de comunicação e coordenação: aplicando práticas do Scrum, como planejamento de sprint, reuniões diárias, revisões de sprint e retrospectivas de sprint ajudam a melhorar a comunicação e a coordenação entre as equipes de desenvolvimento;
  • Cultura organizacional e política (turnover, falta de comprometimento e falta de experiência do time): a contribuição organizacional precisa ser aplicado para que o SPI funcione com sucesso. É um compromisso com regras de qualidade, visão clara, objetivos e etapas, as empresas precisam se comprometer com prazos e metas, supervisionar as atividades de desenvolvimento, aumentar a participação e o comprometimento de cada colaborador no processo de SPI.

Conclusão

Este artigo é a continuação do artigo publicado aqui. Nesta segunda parte analisamos a discussão de Elfaiz e Raharjo (2021) que apontam como solucionar alguns problemas na adoção de um SPI. Para isso, os autores se basearam na literatura científica para fazer suas conclusões.

Referências e leituras complementares

Elfaiz, E. A., & Raharjo, T. (2021, March). The Obstacles of Software Process Improvement in Software House: A Systematic Literature Review and Empirical Study. In Journal of Physics: Conference Series (Vol. 1811, No. 1, p. 012102). IOP Publishing.

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