Introdução
Melhoria no Processo de Software (no inglês Software Process Improvement – SPI) é uma sequência de atividades, ferramentas e planejamento utilizados para melhorar a qualidade e a velocidade do desenvolvimento de software (O’Connor, Tichkiewitch e Messnarz, 2010). Existem vários programas para o SPI, sendo eles o MPS.Br, SPICE ou o CMMi. Neste artigo abordaremos quais são as principais dificuldades em se implantar um SPI, baseado no estudo de Elfaiz e Raharjo (2021).
Desenvolvimento
Para empresas se manterem competitivas no mercado, faz-se necessário, muitas vezes, um investimento em programas de melhorias no desenvolvimento de software. Uma dessas melhorias é o SPI, que é constituído, geralmente, em 4 etapas: Planejamento da Melhoria, Implementação da Melhoria, Avaliação e Feedback.
Antes de se implantar um SPI é necessário saber quais são os obstáculos para essa ação. Um artigo publicado em 2021 por Elfaiz e Raharjo, os autores discutem quais são esses obstáculos. Para isso, eles reuniram na literatura 18 artigos com grande potencial para responderem essas questões e vamos resumir esses pontos para você.
Obstáculos
Nesta seção, discutiremos quais foram os principais obstáculos encontrados pelos autores para a implantação de um SPI. Baseados nos 18 artigos, esses foram os pontos sintetizados:
- Excesso de trabalho: um exemplo deste ponto são trabalhos muito complexos ou projetos com poucos colaboradores, causando sobrecarga nos colaboradores.
- Falta de comunicação e coordenação: a falta de comunicação pode estar relacionado a falta de solidariedade com o time, feedback, transparência nos projetos e relacionamento entre os stakeholders.
- Falta de experiência: aqui está relacionado a falta de experiência, não saber como compartilhar o conhecimento, falta de performance do time e dificuldade em adaptar uma metodologia.
- Turnover do time: mudança rápida do time, falta de planejamento das mudanças do time, frequentes entradas e saídas de funcionários.
- Falta de comprometimento organizacional: falta de apoio ao direito do trabalhadores, falta de motivação do time, falta de conhecimento no processo de melhoria.
Esses são alguns dos obstáculos discutidos no trabalho de Elfaiz e Raharjo. No próximo artigo, discutiremos como fazer para contornar esses obstáculos e implantar da melhor maneira possível um SPI. Para ler a continuação, clique aqui.
Conclusão
Neste artigo abordamos o trabalho de Elfaiz e Raharjo – publicado em 2021. Os autores se basearam em 18 relevantes estudos para discutir quais são os principais obstáculos na adoção de um SPI. No estudo, os autores elencaram 18 dificuldades e, aqui neste artigo, sumarizamos em 5 obstáculos.
Referências e leituras complementares
O’Connor, R. V., Tichkiewitch, S., & Messnarz, R. (2010). Systems, Software and Services Process Improvement. Springer-Verlag Berlin Heidelberg.
Elfaiz, E. A., & Raharjo, T. (2021, March). The Obstacles of Software Process Improvement in Software House: A Systematic Literature Review and Empirical Study. In Journal of Physics: Conference Series (Vol. 1811, No. 1, p. 012102). IOP Publishing.
Deixe um comentário