“Educar seus clientes sobre teste e como trabalhar com testadores”
CEM KANER
Qualidade de software não é um tema tão simples de escrever quanto se imagina, porque depende de diferentes visões que as pessoas têm do produto, por exemplo: a visão do desenvolvedor é totalmente diferente da visão do cliente, que por sua vez é diferente da visão de um analista de requisitos. Neste artigo, vamos tratar sobre qualidade de software mas iremos nos atentar a visão de um tester/QA (Quality Assurance) para melhor entendermos apenas uma parte do iceberg do referido tema.
De várias definições encontradas na literatura sobre qualidade de software o conceito que mais me agrada na vivência de um QA é de Pressman (2007), que diz: “Conformidade com requisitos funcionais e de desempenho explicitamente declarados, a padrões de desenvolvimento claramente documentados e a características implícitas que são esperadas de todo software profissionalmente desenvolvido”. Esse conceito é o que mais consigo ver sendo empregado no dia a dia de um QA que realiza testes em sistemas com objetivo de evidenciar erros.
Enxergar a qualidade no produto que testamos todos os dias está totalmente voltada para os requisitos funcionais e não-funcionais que o sistema deve possuir. De acordo com a ISO 9126 os requisitos são: funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade, portabilidade, segurança e compatibilidade. Sim, os softwares devem possuir essas 8 características de qualidade.
Como uma boa parte dos projetos que atuamos tem uma pegada ágil e precisa quase sempre ser liberada de forma emergencial. Então, a melhor forma do software apresentar essas características de qualidade na prática é fazer perguntas na hora que estamos testando o sistema, por exemplo: “O usuário conhece a regra de negócio da funcionalidade nova?” que corresponde a funcionalidade ou “A funcionalidade nova é de fácil aprendizagem para o usuário?” que corresponde a usabilidade. Pensar nisso ajuda incorporar qualidade ao produto.
E para concluir a visão de um tester/QA sobre qualidade de software é importante mencionar que a qualidade deve estar presente em todo o processo de desenvolvimento do software, e não após o término do desenvolvimento. E quarenta por cento de qualidade, estimativa empírica, que o software deve possuir está na conformidade com requisitos funcionais.
Bem, como relatado anteriormente qualidade de software não é uma tarefa fácil de se tratar, mas na visão de tester/QA é de fundamental importância a incorporação destas características no processo de desenvolvimento do produto e, a incorporação pode ser realizada através de questionamentos. Para que após o término do desenvolvimento, o produto deve apresentar a máximo possível de qualidade, visto que, foi alcançada durante o desenvolvimento deste.
Referências
Pressman, Roger S. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. 7.ed.Porto Alegre: AMGH, 2011.
NBR ISSO/IEC 9126-2003 – Engenharia de Software – Qualidade de Produto Parte 1: Modelo de Qualidade. Rio de Janeiro, 2003.
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